Bom pessoal ! Espero que vocês gostem do Blog.

terça-feira, 9 de julho de 2024

Plano de aula sobre substantivo

Plano de Aula: Substantivos para Terceiro Ano do Ensino Fundamental

Objetivos:

  • Identificar substantivos como palavras que nomeiam pessoas, lugares, objetos e sentimentos.
  • Reconhecer a função dos substantivos na construção de frases.
  • Classificar substantivos como comuns e próprios.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco e marcadores
  • Cartolinas ou papel craft
  • Recortes de revistas, jornais ou desenhos (opcional)
  • Exemplos de frases com substantivos

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):

  • Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre substantivos. Anote suas respostas no quadro.
  • Explique que substantivos são palavras que usamos para nomear pessoas, lugares, objetos e sentimentos.

2. Desenvolvimento (30 minutos):

  • Atividade 1: Identificando Substantivos

    • Distribua cartolinas ou papel craft para os alunos.
    • Peça para eles desenharem ou colarem figuras de pessoas, lugares, objetos e sentimentos.
    • Em seguida, peça para cada aluno identificar e escrever ao lado de cada figura qual é o substantivo correspondente (por exemplo, desenho de um cachorro - substantivo: cachorro).
  • Atividade 2: Classificando Substantivos

    • Explique a diferença entre substantivos comuns (que nomeiam coisas em geral) e substantivos próprios (que nomeiam coisas específicas).
    • No quadro, escreva alguns exemplos de cada tipo e discuta com os alunos.
    • Peça para os alunos procurarem exemplos de substantivos comuns e próprios em revistas, jornais ou livros (caso tenham acesso).

3. Conclusão (10 minutos):

  • Recapitule com os alunos o que aprenderam sobre substantivos.
  • Faça perguntas para revisar os conceitos: "O que são substantivos?", "Qual é a diferença entre substantivos comuns e próprios?"
  • Encoraje os alunos a compartilharem exemplos que encontraram na atividade.

4. Tarefa de Casa:

  • Peça aos alunos para identificarem cinco substantivos comuns e cinco substantivos próprios em casa ou durante a semana.
  • Eles podem registrar em um caderno ou em uma folha para trazer e compartilhar na próxima aula.

Avaliação:

  • Durante as atividades, observe a participação dos alunos na identificação e classificação dos substantivos.
  • Verifique se conseguem aplicar os conceitos discutidos nas atividades práticas e se estão compreendendo a diferença entre os tipos de substantivos.

Este plano de aula visa proporcionar uma introdução clara e prática aos substantivos, utilizando atividades que engajem os alunos e os ajudem a internalizar os conceitos de forma significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário