Plano de Aula: Substantivos para Terceiro Ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
- Identificar substantivos como palavras que nomeiam pessoas, lugares, objetos e sentimentos.
- Reconhecer a função dos substantivos na construção de frases.
- Classificar substantivos como comuns e próprios.
Recursos Necessários:
- Quadro branco e marcadores
- Cartolinas ou papel craft
- Recortes de revistas, jornais ou desenhos (opcional)
- Exemplos de frases com substantivos
Atividades:
1. Introdução (10 minutos):
- Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre substantivos. Anote suas respostas no quadro.
- Explique que substantivos são palavras que usamos para nomear pessoas, lugares, objetos e sentimentos.
2. Desenvolvimento (30 minutos):
Atividade 1: Identificando Substantivos
- Distribua cartolinas ou papel craft para os alunos.
- Peça para eles desenharem ou colarem figuras de pessoas, lugares, objetos e sentimentos.
- Em seguida, peça para cada aluno identificar e escrever ao lado de cada figura qual é o substantivo correspondente (por exemplo, desenho de um cachorro - substantivo: cachorro).
Atividade 2: Classificando Substantivos
- Explique a diferença entre substantivos comuns (que nomeiam coisas em geral) e substantivos próprios (que nomeiam coisas específicas).
- No quadro, escreva alguns exemplos de cada tipo e discuta com os alunos.
- Peça para os alunos procurarem exemplos de substantivos comuns e próprios em revistas, jornais ou livros (caso tenham acesso).
3. Conclusão (10 minutos):
- Recapitule com os alunos o que aprenderam sobre substantivos.
- Faça perguntas para revisar os conceitos: "O que são substantivos?", "Qual é a diferença entre substantivos comuns e próprios?"
- Encoraje os alunos a compartilharem exemplos que encontraram na atividade.
4. Tarefa de Casa:
- Peça aos alunos para identificarem cinco substantivos comuns e cinco substantivos próprios em casa ou durante a semana.
- Eles podem registrar em um caderno ou em uma folha para trazer e compartilhar na próxima aula.
Avaliação:
- Durante as atividades, observe a participação dos alunos na identificação e classificação dos substantivos.
- Verifique se conseguem aplicar os conceitos discutidos nas atividades práticas e se estão compreendendo a diferença entre os tipos de substantivos.
Este plano de aula visa proporcionar uma introdução clara e prática aos substantivos, utilizando atividades que engajem os alunos e os ajudem a internalizar os conceitos de forma significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário